SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Historical-critical pedagogy and integral education: reflections on emancipatory human trainingLearning cyberculture in graduate classes using 'whatsaula' author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

ORLANDO, Evelyn de Almeida; CLARAS, Lucas Fíngolo  and  KOPPE, Carmen Terezinha. Entre sebos e livrarias: cartografia de um circuito da cultura impressa e da História Intelectual e Cultural de Curitiba. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e59613.  Epub Aug 01, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.59613.

Este trabalho, que se localiza no campo da História da Educação, objetiva traçar um mapeamento de um conjunto de livrarias e sebos de Curitiba, com o intuito de investigar esses espaços como um circuito da cultura impressa da cidade de Curitiba/PR, cidade que tem investido, de diferentes modos, em projetos de difusão da leitura como prática irradiadora de cultura. Como recurso metodológico, foi feito um mapeamento em guias culturais on-line, sites e páginas da internet, a fim de identificar os principais sebos e livrarias da cidade, e assim traçar um mapeamento desses espaços. Ao todo foram encontradas 23 lojas, sendo que 11 são livrarias, 6 desempenham a função de sebo-livraria, e outras 6 atuam como sebos. Além disso, também foi feita uma pesquisa bibliográfica para indicar por onde tem passado as pesquisas sobre sebos e livrarias como possíveis circuitos intelectual e cultural de uma cidade. O diálogo com Aníbal Bragança e Baptistini foi fundamental para pensar a importância desses espaços na cena curitibana. Como resultado da pesquisa, ficou latente a importância dos sebos e livrarias para a vida cultural de Curitiba, como espaços de mediação cultural, e sua relevância para a circulação intelectual e fomento para a construção de sociabilidades. Além disso, verificamos o papel de espaços de memória, desempenhado pelos sebos, que guardam indícios da vida intelectual e cultural de diferentes tempos.

Keywords : sociabilidade; produção e mediação cultural; circuito intelectual; espaços de memória.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )