SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Cyber-ludic pedagogies: towards a post-critical methodology of video games as cultural sitesScience teaching and the mobile collaborative learning approach: different educational contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

NORONHA, Adriela Maria; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; SHIMAZAKI, Elsa Midori  and  DUTRA, Alessandra. O App Amplia Mente como recurso digital de apoio à formação de conceitos matemáticos em estudantes com deficiência intelectual. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e60542.  Epub Dec 01, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.60542.

Neste artigo analisam-se as contribuições e as possibilidades de utilização de um aplicativo educacional, denominado App Amplia Mente, no processo de aprendizagem de conceitos matemáticos em alunos com diagnóstico de deficiência intelectual (DI). O estudo surgiu da questão problematizadora: quais as contribuições do App Amplia Mente no processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos às pessoas com DI, durante o ensino remoto? Neste estudo participaram dois alunos com diagnóstico de DI que frequentavam o ensino regular em um período e em outro o Atendimento Educacional Especializado (AEE) de modo remoto, em função da pandemia do coronavírus - Covid-19, onde os dados foram coletados. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa com abordagem de intervenção pedagógica em estudo de caso, fundamentada na teoria Histórico-Cultural. Os registros de dados, aqui apresentados, foram gerados a partir da resolução de situações multiplicativas, disponibilizadas num primeiro momento por meio do App Amplia Mente e retomadas, posteriormente, com os estudantes, de forma síncrona durante os atendimentos. A análise dos dados ocorreu mediante a categoria temática denominada: indícios de assimilação conceitual, interações sociais e mediações simbólicas. Como resultados, apontam-se: a) o App Amplia Mente contribuiu para que os estudantes continuassem motivados a realizar as tarefas durante o ensino remoto; b) a interação social e as intervenções por parte da professora se mostraram necessárias para que os estudantes avançassem no processo de assimilação dos conceitos matemáticos.

Keywords : tecnologias educacionais; atendimento educacional especializado; ensino remoto.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )