SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue49EDUCATIONAL PROPOSALS BY OSCAR LORENZO FERNANDEZ FOR MUSIC EDUCATION IN BRAZILIAN PUBLIC SCHOOLS (1930-1931)THE MINEIRO-LIKE MODERNIZING PROJECT: ADMINISTRATIVE REFORMS AND TEACHERS EDUCATION (MINAS GERAIS, 1906-1930) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

RAJOBAC, Raimundo. CANTO ORFEÔNICO E HISTÓRIA DA PEDAGOGIA MUSICAL: ANÁLISE DAS AULAS DE CANTO ORFEÔNICO DE JUDITH MORISSON ALMEIDA. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.49, pp.239-254. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/56393.

Este texto tem como objetivo desenvolver um diálogo com a histórica da Pedagogia Musical brasileira, tanto na perspectiva da recuperação de momentos históricos determinantes, quanto na perspectiva interpretativa que se faz possível ao lançarmos mão da materialidade histórica da educação que, dentre outras possibilidades, pode ser encontrada nos manuais didáticos. Tomaremos como objeto de investigação o livro Aulas de canto orfeônico para as quatro séries do curso ginasial (1951) de Judith Morisson Almeida, buscando destacar sua proposta pedagógica no que diz respeito ao trabalho com o canto orfeônico, bem como a relação que a mesma manteve com a tendência pedagógica escolanovista e o contexto sociopolítico da época.

Keywords : pedagogia musical; canto orfeônico; música na escola.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )