SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número49PROPUESTAS PEDAGÓGICAS DE OSCAR LORENZO FERNANDEZ DE LA EDUCACIÓN MUSICAL EN LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE BRASIL (1930-1931)EL PROYECTO MODERNIZADOR A LA MINERA: REFORMAS ADMINISTRATIVAS Y FORMACIÓN DE PROFESORES (MINAS GERAIS, 1906-1930) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

RAJOBAC, Raimundo. CANTO ORFEÔNICO E HISTÓRIA DA PEDAGOGIA MUSICAL: ANÁLISE DAS AULAS DE CANTO ORFEÔNICO DE JUDITH MORISSON ALMEIDA. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.49, pp.239-254. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/56393.

Este texto tem como objetivo desenvolver um diálogo com a histórica da Pedagogia Musical brasileira, tanto na perspectiva da recuperação de momentos históricos determinantes, quanto na perspectiva interpretativa que se faz possível ao lançarmos mão da materialidade histórica da educação que, dentre outras possibilidades, pode ser encontrada nos manuais didáticos. Tomaremos como objeto de investigação o livro Aulas de canto orfeônico para as quatro séries do curso ginasial (1951) de Judith Morisson Almeida, buscando destacar sua proposta pedagógica no que diz respeito ao trabalho com o canto orfeônico, bem como a relação que a mesma manteve com a tendência pedagógica escolanovista e o contexto sociopolítico da época.

Palabras clave : pedagogia musical; canto orfeônico; música na escola.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )