SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue55LUIS CONTIER AS A CATALYST OF NETWORKS: CLASSES EXPERIMENTAIS AND RENEWAL OF SECONDARY EDUCATION IN SÃO PAULO IN THE 1950S AND 1960SCIRCUITS AND USES OF RENEWABLE PEDAGOGICAL MODELS IN THE BRAZILIAN SECONDARY EDUCATION IN THE 1950S author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

CHAVES JUNIOR, Sergio Roberto. A INSPIRAÇÃO NOS TRABALHOS DOS GRANDES CENTROS DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CLASSES INTEGRAIS DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ (1960-1967). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.81-100.  Epub May 01, 2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/80457.

Este texto apresenta considerações sobre as Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná, proposta de inovação pedagógica desenvolvida entre 1960 e 1967 na modelar instituição de ensino secundário localizada em Curitiba, Paraná. São explicitadas questões específicas relacionadas ao processo de elaboração do Plano de Organização da inovação educacional, com destaque às inspirações nos “grandes centros de estudos pedagógicos”. Foi possível perceber que o estudo das experiências realizadas em outras instituições de ensino possibilitou aos elaboradores do plano das Classes Integrais dar contornos a uma proposta singular em meio ao contexto das inovações educacionais no ensino secundário engendradas no Brasil nos anos 1950 e 1960.

Keywords : classes integrais; ensino secundário; inovações pedagógicas; Colégio Estadual do Paraná.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )