SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24THE DISSEMINATION OF THE MAISON DES PETITS GAMES IN SPAIN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

MATOS, José Manuel  and  RODRIGUES, Alexandra Sofia. A MATEMÁTICA NA AULA, UM ESTUDO HISTÓRICO ICONOGRÁFICO. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e99597.  Epub July 05, 2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/99597.

Estudar historicamente representações de aulas centradas na matemática revela metodologias de ensino subjacentes, teorias de aprendizado e inovações tecnológicas. Este estudo iconográfico baseia-se em imagens de livros didáticos, revistas ou coleções de colecionadores desde os tempos medievais até meados do século XX. Utilizando um paradigma interpretativo, envolvendo pesquisa histórica e documental, buscamos as perspectivas de ensino e aprendizagem de matemática subjacentes a esses dados.

Keywords : aula de matemática; iconografia; cultura da aula; história da educação matemática.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )