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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

GOMES, Angela de Castro. MODERNIZAÇÕES, MODERNIDADES E MODERNISMOS NO BRASIL REPUBLICANO DE INÍCIO DO SÉCULO XX. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e132206.  Epub 12-Dic-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/132206.

Este artigo foi escrito como uma conferência de abertura para o II Encontro de Pensamento Social Brasileiro: 100 anos de 1922 e as transformações do Brasil moderno. Nele, destaco o que entendo ser um projeto politico-cultural de modernização do país, através de uma “educação nacional”, que se explicitou nos anos de 1890, permanecendo em pauta nas décadas seguintes. Para tanto, analiso as contribuições de três importantes autores - José Veríssimo, Gonzaga Duque e João Ribeiro - trabalhando com três de seus livros, pouco conhecidos, mas muito representativos do pensamento de boa parte das elites intelectuais da Primeira República. Vendo-se como portadores de uma missão dedicada a vencer o “atraso” do país, relativizavam os determinismos cientificistas (clima e raça), defendendo que uma educação pública e obrigatória era uma possibilidade efetiva de nacionalizar e modernizar o Brasil.

Palabras clave : Intelectuais; Educação nacional; Modernização.

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