SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1ENTRE LA ELECIÓN E INDICACIÓN POLÍTICA: relaciones de poder en la gestión todos los díasPOLÍTICAS DE IGUALDAD DE GÉNERO: una reflexión desde un estudio en los libros de texto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

LIMA, Francisca das Chagas Silva  y  CARDOZO, Maria José Pires Barros. DIVERSIDADE E GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.1, pp.87-111.  Epub 23-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1id391.

O presente artigo trata da diversidade a partir do princípio da gestão democrática e das questões que enfocam a valorização das diferenças no âmbito da escola mediante instrumentos tais como: participação, trabalho e decisões coletivas e autonomia. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental aborda-se a questão da diversidade e sua relação com a política educacional brasileira, destacando-se os desafios para a gestão democrática da educação e da escola. Conclui-se que ainda são necessárias práticas que valorizem e promovam a diversidade, sem desconsiderar a perspectiva da igualdade, tais como as políticas compensatórias e ações afirmativas, uma vez que, emergem dessas políticas novos desafios, especialmente para educadores e gestores escolares, pois sua execução implica a necessidade rever o papel da educação, da escola e de seus profissionais frente às diversidades.

Palabras clave : Diversidade; Gestão Democrática; Política Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )