SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2PROCESOS Y POLÍTICAS DE EVALUACIÓN EN CEARÁ: cooperación y responsabilidadMARX Y LA POLITECNIA, O: del principio educativo al principio pedagógico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

EUGENIO, Benedito Gonçalves  y  ALGARRA, Julia. ESTUDANTES COTISTAS NEGROS E AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.2, pp.59-84.  Epub 28-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2id529.

Neste trabalho, analisamos o percurso de escolarização de estudantes negros dos meios populares que ingressaram no ensino superior por meio da política de ações afirmativas. Foram entrevistados 4 estudantes cotistas negros do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. A pesquisa é qualitativa, do tipo exploratória. O estudo realizado nos permitiu compreender como constituiu-se o processo de educação de estudantes negros até a chegada ao Ensino Superior, bem como sua percepção acerca da escolarização e da vivência do racismo.

Palabras clave : Acesso e Permanência; Estudantes Negros; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )