SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1METHODOLOGY OF PROBLEMATIZATION: the use of problem-situations in Astronomy educationTHE IMPORTANCE OF COMPUTER USE IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS OF STUDENTS OF THE 3rd STAGE OF EDUCATION OF YOUNG AND ADULTS OF STATE SCHOOL JOANIRA DEL CASTILLO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

FIALHO, Lia Machado Fiuza  and  SOUSA, Francisca Genifer Andrade de. JUVENTUDES E REDES SOCIAIS: interações e orientações educacionais. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.1, pp.202-231.  Epub July 16, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id721.

O advento das novas tecnologias tem alterado os modos de vida dos indivíduos na sociedade, em especial, dos usuários jovens de redes sociais. Questiona-se como se efetivam as interações juvenis com as redes sociais e quais orientações educacionais são mediadas por seus responsáveis, para o uso consciente dessa ferramenta. Realizou-se uma pesquisa qualitativa que envolveu 30 participantes - 15 jovens cearenses e 15 pais - com o objetivo de compreender a utilização das redes sociais pelos jovens e as mediações educacionais desenvolvidas pelos responsáveis para orientação ao uso crítico dessas ferramentas. A coleta de dados, realizada mediante questionários mistos, possibilitou constatar: tempo excessivo de utilização da internet pelos jovens, em maior proporção para acesso às redes sociais; Facebook, Whatsapp, Mensseger e Instagran, respectivamente, como aplicativos mais utilizados; relação de dependência com a internet e autoexposição; e ausência de orientação educacional veiculada pelos pais e pela escola aos jovens. As discussões desses resultados apontaram para relevância da formação de identidades juvenis desde a sociabilidade intermediada pelas tecnologias da informação e comunicação, o que gera a necessidade dos pais conhecerem e acompanharem as interações realizadas pelos seus filhos nas redes sociais para evitar situações de perigo e orientar o uso crítico e consciente com mediação educacional dialógica.

Keywords : Redes sociais; Juventudes; Orientação educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )