SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1JUVENTUDES E REDES SOCIAIS: interações e orientações educacionaisO IDEB E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: estratégias, efeitos e consequências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

PESSOA, Regina Ribeiro  e  MACHADO, Socorro Balieiro. A IMPORTÂNCIA DO USO DO COMPUTADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA 3ª ETAPA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA ESTADUAL JOANIRA DEL CASTILLO. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.1, pp.232-257.  Epub 16-Jul-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id722.

O artigo em destaque tem como objetivo analisar o uso de recursos computacionais aplicados ao ensino de sala de aula pelos professores da EJA, pois nessa modalidade de ensino, o uso de tecnologias é de suma importância, devido estar distante da realidade de muitos desses educandos. Diante da realidade atual, o uso do computador e a inclusão digital é uma necessidade sociopolítica e cultural, pois cada vez mais a sociedade está informatizada e a escola como instituição social precisa acompanhar as transformações por qual passa a sociedade. A pesquisa quantitativa e qualitativa, tendo como base o método dialético. O desenvolvimento da pesquisa utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, tendo como embasamento teórico obras de autores renomados como Kenski, Grinspun, Rojo, entre outros reconhecidos no meio educacional. Foram entrevistados dezesseis alunos e uma professora da 3ª etapa da EJA, da Escola Estadual Joanira Del Castillo.

Palavras-chave : Educação; Educação de Jovens e Adultos; Tecnologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )