SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdoMapas conceituais no ensino de matemática: experiência na educação de jovens e adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

DIESEL, Aline; MARTINS, Silvana Neumann  e  REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. Ensino de estratégias de leitura na sala de aula do 5º e do 8º anos do ensino fundamental. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020088.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1246.

Este estudo buscou conhecer, entre outros aspectos, como as estratégias de leitura são ensinadas na sala de aula. Para a investigação, de cunho qualitativo, foi realizada uma entrevista semiestruturada com duas professoras de Língua Portuguesa do 5º e do 8º anos, vinculadas a uma escola municipal de Ensino Fundamental situada em Marques de Souza/RS. O aporte teórico está fundado em Solé (1998), Kato (1985), entre outros. Como resultados, evidenciou-se que as ações didáticas que, na opinião das professoras, promovem o ensino da leitura são: ‘horas de leitura’, contação de histórias, atividades avaliativas para cobrar as leituras realizadas e a praça literária. Nessas práticas, percebem-se situações significativas, como o estímulo à formulação de hipóteses e à inferenciação. No entanto, tais práticas quase não levavam em conta o ensino de estratégias metacognitivas, pois a maioria de suas ações eram inconscientes, isto é, sem um propósito definido.

Palavras-chave : Ensino de estratégias de leitura; Ensino Fundamental; Prática pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )