SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10O ALINHAMENTO DO PENSAMENTO FREIREANO COM O SER HUMANO: análise de frequência de palavras do livro Pedagogia da AutonomiaINTERPELAÇÕES AO CURRÍCULO INTERCULTURAL - LEI 11.645/2008: o pajé na sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

PEIXOTO, Elza Margarida de Mendonça  e  BARRETO, Nayara Bessa. A PRÁTICA EM CRÍTICA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DA DIDÁTICA. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020106.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1455.

Este trabalho relata uma investigação que busca inventariar as concepções de prática presentes nas proposições que sustentam as posições histórico-críticas sobre a formação de professores no Brasil, delimitada à obra Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática, elaborada por Luiz Carlos de Freitas. Objetiva-se levantar aquilo que vem sendo reconhecido como prática pela literatura que reivindica a concepção materialista e dialética de produção do conhecimento. A pesquisa se justifica devido à necessidade objetiva, reconhecida subjetivamente, de precisar a categoria materialista de prática. Em Freitas, a questão apresenta-se no sentido de tomar a prática como a fonte das categorias teóricas a partir das quais se deve desenvolver a didática. Numa interpretação muito particular, o conhecimento daquilo que é a prática da sala de aula abre possibilidades para a superação dos limites da escola capitalista, viabilizando uma intervenção didática transformadora dessas relações de produção.

Palavras-chave : Prática; Evidência; Verdade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )