SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11DIMENSIÓN PROCEDIMENTAL EN LA EVALUACIÓN DEL APRENDIZAJE EN LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLARCURRÍCULO Y CONOCIMIENTO OBJETIVO EN LA ORGANIZACIÓN DE LA ENSEÑANZA EN ESCUELAS MULTIGRADO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

CRUZ, Juan Carlos Rodríguez; BEZERRA NETO, Luiz  y  PARRA, Yanely Rodríguez. RESILIÊNCIA CULTURAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR VERSUS PÓS-MODERNIDADEPÓS-VERDADE. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020153.  Epub 10-Mayo-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1563.

O trabalho aborda a relação das categorias resiliência cultural, educação, pósmodernidade e pós-verdade, onde a categoria educação trabalha em estreita colaboração com a resiliência para enfrentar os desafios de um mundo diversificado e em mudança; em que a pós-verdade é uma parte intrínseca da pósmodernidade, que gera conteúdos enganosos e onde a formação de professores resilientes é encarregada de educar para a objetividade científica. Parte de um texto platônico, o Mito da Caverna, por ser um dos primeiros textos antigos que expressa a dialética objetiva do conhecimento que transita do oculto ao não oculto, da sombra à luz, com o objetivo de se desdobrar o conteúdo do pensamento no futuro da educação e da cultura. É feita uma análise de alguns fundamentos teóricos de cunho subjetivo idealista que tem servido de base ou suporte para correntes de pensamento atuais como as chamadas notícias falsas. Por fim, trata da resiliência cultural e da formação científico-prática de professores como um processo de resistência e adaptação ao ataque da pós-verdade em um tempo de mudança e incerteza, que deu origem à pós-modernidade.

Palabras clave : Resiliencia; Educação; Pós-modernidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )