SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11DIVERSIDADE CULTURAL: processos migratórios e a educação municipal de Boa Vista-RRCURRÍCULOS E CURRICULARIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTEMPORÂNEA NOS MESTRADOS EM EDUCAÇÃO DA UFPA, UEPA, UFT NA/DA AMAZÔNIA BRASILEIRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

AMARO, Ivan; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro  e  GANEM, Bruno Rodrigues. “EU REBOLO ATÉ O CHÃO MESMO!”: vidas precárias e corpos de gênero dissidentes no cotidiano escolar. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020143.  Epub 26-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1559.

Este artigo, a partir de uma análise do contexto de precariedade das vidas humanas, de suas subjetividades e de um tensionamento entre ofensivas antigênero e as dissidências da cisheteronormatividade problematiza como o cotidiano escolar enfrenta este embate a partir de corporalidades em movimentos desviantes. Discursos de ódio parecem ganhar amplo espaço nos últimos anos e nos colocaram num campo de grandes tensões, embates e disputas que atacam coletivos diversos de mulheres, de indígenas, quilombolas e da comunidade LGBTI+. Esse cenário, embora pareça nos arrastar para um quadro distópico pessimista e derrotista, nos mobiliza na busca por outras estratégias de enfrentamento aos discursos de ódio voltados para a desqualificação de determinados grupos de sujeitos. As disputas constroem narrativas distintas, principalmente, quando pensamos em políticas públicas educacionais voltadas para o enfrentamento das diversas discriminações, preconceitos e violências. Este texto apresenta achados de pesquisa que tomam as práticas pedagógicas de combate à violência de gênero e à lgbtfobia no cotidiano de escolas do Rio de Janeiro focalizando a complexidade das violências de gênero, bem como refletindo sobre potentes perspectivas de redução destas. As análises empreendidas sustentam-se principalmente no diálogo com o campo de estudos de gênero e sexualidade sob uma perspectiva pós-crítica. A formação continuada de professoras(es) tem se mostrado potente para produzir efeitos positivos no combate às diversas formas de violência e para construirmos uma sociedade antissexista, antirracista, antilgbtfóbica e mais democrática em defesa de direitos para toda(o,e)s.

Palavras-chave : Formação continuada; Práticas pedagógicas anti-lgbtfóbicas e não sexistas; Gênero e sexualidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )