SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue01A experiência de constituição de uma fonte documental a partir dos instrumentos de ensino de química e física do Colégio Culto à Ciência de Campinas/SP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SILVA, Vera Lucia Gaspar da  and  PETRY, Marília Gabriela. A aventura de inventariar: uma experiência no Museu da Escola Catarinense. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2011, vol.11, n.01, pp.19-41. ISSN 2238-0094.

O trabalho que se apresenta é resultado de uma experiência de inventário de parte do acervo do Museu da Escola Catarinense. Iniciamos o texto com uma reflexão a respeito do trabalho de inventário, compartilhamos alguns desejos, limites e dúvidas e discorremos brevemente sobre informação museológica. Na sequência, tratamos da trajetória do museu até o momento de realização do inventário do acervo e criação do banco de dados para abrigar informações, e socializamos os caminhos percorridos nessa “aventura”. A principal motivação deste registro foi a escassez de material subsidiário com que nos deparamos no momento de realizar a tarefa e o desejo de socializar a experiência, mesmo reconhecendo seus limites.

Keywords : Inventário; Objetos da Escola; Cultura Material da Escola; Banco de Dados; Museu da Escola Catarinense.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )