SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue01Inventário de fontes das escolas dirigidas pelo educador anarquista João Penteado (1912-1961): dimensão pedagógica e contribuição para a história da relação trabalho e educação no BrasilGrupos étnicos, pluralidade cultural e políticas públicas na história da educação, no Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

VEIGA, Cynthia Greive. A escola e a República: o estadual e o nacional nas políticas educacionais. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2011, vol.11, n.01, pp.143-178. ISSN 2238-0094.

O artigo discute a reestruturação da escola primária no Brasil nas primeiras décadas republicanas como um processo político- social integrante das tensões entre as políticas estaduais e o desenvolvimento do nacionalismo. Demonstrou-se que a demanda pela participação efetiva da União no combate ao analfabetismo e ampliação da escola primária como condição de exercício da democracia se processou como parte da crise do federalismo brasileiro concomitante à construção do nacionalismo.

Keywords : República; Escola; Federalismo; Educação Nacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )