SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Inventário de fontes das escolas dirigidas pelo educador anarquista João Penteado (1912-1961): dimensão pedagógica e contribuição para a história da relação trabalho e educação no BrasilGrupos étnicos, pluralidade cultural e políticas públicas na história da educação, no Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

VEIGA, Cynthia Greive. A escola e a República: o estadual e o nacional nas políticas educacionais. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2011, vol.11, n.01, pp.143-178. ISSN 2238-0094.

O artigo discute a reestruturação da escola primária no Brasil nas primeiras décadas republicanas como um processo político- social integrante das tensões entre as políticas estaduais e o desenvolvimento do nacionalismo. Demonstrou-se que a demanda pela participação efetiva da União no combate ao analfabetismo e ampliação da escola primária como condição de exercício da democracia se processou como parte da crise do federalismo brasileiro concomitante à construção do nacionalismo.

Palavras-chave : República; Escola; Federalismo; Educação Nacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )