SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03Espaços mistos: o público e o privado na instrução do século XIX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SANTANA, Jeová Silva. A escola como lugar da não alegria em escritos literários. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2011, vol.11, n.03, pp.131-151. ISSN 2238-0094.

O texto pretende abordar os conflitos inerentes às práticas escolares, mais particularmente os que se originam nas relações discentes e docentes. Para tanto, foram usados textos literários de autores brasileiros nos quais se percebem marcas dessa relação. A presente análise é um recorte de tese (PUC-SP, 2011) sobre o modelo internato na educação brasileira tendo-se a literatura como fonte investigativa. Apresenta, nos exemplos textuais recolhidos, como principal norteamento teórico a crítica de Adorno sobre os empecilhos nas práticas do magistério, contraposta ao pensamento de G. Snyders, segundo o qual a escola pode ser o espaço para intervenções positivas no sentido da afetividade.

Palabras clave : Práticas Escolares; Literatura Brasileira; Educação Brasileira; Teoria Crítica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )