SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01Wilson Martins: entre a intelligentsia e a universidade (1951)Usos sociais da cultura escolar prescrita no ensino secundário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

CHAPANI, Daisi Teresinha. A formação de professores na gênese do sistema estadual de ensino superior da Bahia. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.145-166. ISSN 2238-0094.

O sistema estadual de ensino superior da Bahia conta com quatro universidades que oferecem dezenas de cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Sua atual configuração tem pouco mais de vinte anos, no entanto, as faculdades isoladas que lhe deram origem remontam ao final da década de 1960. O objetivo deste texto é destacar o papel desempenhado pela formação docente na gênese deste sistema. Discutem-se as possibilidades apresentadas pelas faculdades de formação de professores para a democratização do ensino superior bem como suas limitações. Constata-se, por fim, que embora os cursos de formação docente sejam, desde a década de 1960, a ponta de lança desse sistema de ensino, a oferta de vagas nesses cursos não tem sido suficiente para equacionar o problema histórico de falta de professores titulados no estado.

Palabras clave : Ensino Superior; Formação Docente; Bahia; Sistema Estadual de Ensino; Interiorização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )