SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02Escolas e cidades do sertão (1933-1945): espaço, endereço e arquiteturaAs configurações gráficas de livros brasileiros e franceses para ensino da leitura e seus possíveis efeitos no uso dos impressos (séculos XIX e XX) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

KERBER, Alessander; SCHEMES, Claudia  y  PRODANOV, Cleber Cristiano. Memória das práticas educativas durante o primeiro governo Vargas na cidade de Novo Hamburgo - RS. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.02, pp.139-170. ISSN 2238-0094.

No presente trabalho, analisamos a memória de pessoas que estudaram em escolas étnicas alemãs durante o primeiro governo Vargas (1930-1945), na cidade de Novo Hamburgo - RS. A maior parte das escolas dessa região, naquela época, era comunitária e étnica alemã, sendo que a região foi marcada pelo processo de imigração desencadeado no Brasil no século XIX. Durante o período analisado, houve um processo de reconstrução e massificação de uma versão sobre a identidade nacional brasileira, no qual o sistema educacional sofreu forte impacto. Na região em estudo, houve um processo singular de lutas de representações e violência física e simbólica na afirmação dessa identidade nacional.

Palabras clave : Identidade Nacional; Memória; Práticas Educativas; Representações.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )