SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03Usos da história na formação de pessoas: as experiências do Marquês de Condorcet (1743-1794) e de Immanuel Kant (1724-1804) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

GASPARELLO, Arlette Medeiros. A produção de uma disciplina escolar: os professores/autores e seus livros didáticos. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.03, pp.147-178. ISSN 2238-0094.

O texto discute a produção didática de professores de História do final do século XIX e início do século XX, tendo em vista a sua contribuição no que diz respeito ao saber histórico escolar e à sua pedagogia. Teve como objeto de análise obras didáticas de Charles Seignobos, João Ribeiro e Jonathas Serrano. Não só como intelectuais, mas também em suas práticas sociais ligadas aos processos de escolarização, eles participaram ativamente no processo de construção da disciplina escolar História, tanto no seu aspecto de configuração de currículo como programa quanto na reflexão e na prática educacional desses saberes.

Palabras clave : Professor/Autor; Intelectuais; Livro Didático; Disciplina Escolar; Ensino de História.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )