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Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

GIL, Natália. "Pequenos focos de luz": as escolas isoladas no período de implantação do modelo escolar seriado no Rio Grande do Sul. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.261-284. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i2.928.

Neste trabalho, o objetivo é focalizar as representações das escolas isoladas na documentação do estado do Rio Grande do Sul durante o início do século XX. Embora seja inegável que a escola seriada tenha se imposto como representação de uma instituição de melhor qualidade ao longo desse período e progressivamente tenha passado a predominar em termos quantitativos, esse processo não foi rápido e não se deu sem resistências. Assim, pretende-se mostrar que, até pelo menos os anos 1940, a matrícula nas escolas isoladas, de diversos tipos e administradas por diferentes instâncias, foi numericamente mais expressiva do que a das escolas seriadas, cuja instalação se deu em 1909 no estado. Pretende-se mostrar também os argumentos em defesa dessas pequenas escolas, bem como as dificuldades por elas enfrentadas e a evidência do desprestígio das escolas isoladas rurais. Para tanto, foram examinados os relatórios da Diretoria da Instrução Pública e a legislação pertinente

Palabras clave : Escola Isolada; Escola Seriada; Matrículas.

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