SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3The school library in the reading process: focus on the context of the New School movement in Minas Gerais, Brazil (1920-1940)Representations and school culture making history: the identity process of the Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves, Brazil (1956 - 1972) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SANTANA, Jeová Silva. A (de) formação docente no espaço da literatura. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.225-245. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i3.757.

No presente artigo, pretende-se abordar brevemente a problemática da formação docente, tendo a literatura tanto como suporte expressivo quanto como objeto analítico. Para este fim, foram selecionados textos de autores representativos da história literária brasileira, tais como Machado de Assis, Manuel Antônio de Almeida, Manuel Bandeira, José Américo de Almeida, Jorge Amado e Graciliano Ramos. A ficção, nos dois primeiros, e a autobiografia, nos demais, são as duas categorias textuais desta recolha. Ao entender que a atuação do profissional do magistério continua sendo emblemática na ordem capitalista, buscou-se, em Theodor W. Adorno, o referencial teórico para mover estas linhas. Cabe frisar que a análise aqui apresentada é um desdobramento de tese defendida em fevereiro de 2011 junto ao Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Keywords : Literatura; Leitura; Memória; Práticas Escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )