SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3La biblioteca escolar en el proceso de escolarización de la lectura: un análisis centrado en el contexto del movimiento Escuela Nueva en Minas Gerais: 1920-1940Representaciones y cultura escolar componiendo una historia: el proceso identitario del Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS (1956 - 1972) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SANTANA, Jeová Silva. A (de) formação docente no espaço da literatura. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.225-245. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i3.757.

No presente artigo, pretende-se abordar brevemente a problemática da formação docente, tendo a literatura tanto como suporte expressivo quanto como objeto analítico. Para este fim, foram selecionados textos de autores representativos da história literária brasileira, tais como Machado de Assis, Manuel Antônio de Almeida, Manuel Bandeira, José Américo de Almeida, Jorge Amado e Graciliano Ramos. A ficção, nos dois primeiros, e a autobiografia, nos demais, são as duas categorias textuais desta recolha. Ao entender que a atuação do profissional do magistério continua sendo emblemática na ordem capitalista, buscou-se, em Theodor W. Adorno, o referencial teórico para mover estas linhas. Cabe frisar que a análise aqui apresentada é um desdobramento de tese defendida em fevereiro de 2011 junto ao Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Palabras clave : Literatura; Leitura; Memória; Práticas Escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )