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Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

NERY, Marco Arlindo Amorim Melo. Os agrônomos e a construção das políticas para o ensino agrícola no início do século XX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.167-199. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n1.846.

Resumo: As discussões sobre a modernização agrícola e a formação de mão de obra especializada, já presentes ao longo do século XIX, ganharam maior destaque com a criação da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), que refletiu a ascensão de uma parcela da elite agrária que buscava mais espaço na cena política e a emergência dos agrônomos como detentores do saber científico voltado para as práticas agrícolas. Os membros da SNA contrapunham-se ao poder da elite agrária paulista, cobrando do governo central a criação de uma política que atendesse aos interesses da entidade. Das tensões entre a SNA e os cafeicultores paulistas foram criados o Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio em 1906 e, quatro anos depois, a primeira lei brasileira de ensino agrícola.

Palavras-chave : agrônomos; agrícola; política agrícola.

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