SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Os agrônomos e a construção das políticas para o ensino agrícola no início do século XXA trajetória educacional das escolas paroquiais luteranas missourianas durante a primeira metade do século XX no Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

FILHO, Macioniro Celeste. Universidade de São Paulo concebida em 1968 por seus professores, alunos e funcionários. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.200-233. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n1.857.

Resumo: Com a reforma universitária de 1968, a Universidade de São Paulo debateu diversas propostas de reorganização que não eram consensuais. Em várias unidades que compunham a USP, foram organizadas comissões de professores, alunos e funcionários, com representação equivalente entre seus membros, para formular propostas de como a USP deveria se constituir. Tais propostas tinham algo em comum: concebiam uma universidade integrada, na qual os currículos seriam flexíveis. Acreditavam ser viável efetivar a substituição de todas as faculdades da USP por institutos. A Câmara Curricular seria criada para organizar a reforma e se constituir como um de seus pilares. Neste artigo, analisam-se as diversas propostas de universidade formuladas pela comunidade acadêmica da USP em 1968.

Palavras-chave : história da educação; reforma universitária; Universidade de São Paulo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )