SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4A reconstitution of John Dewey’s philosophy of educationThe formative education of the student Petronila da Silva Neri in the School Group ‘João Tibúrcio’ of the city of Natal (1935-1938) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

COSTA, Jean Carlo de Carvalho. Ideias, conceitos, contextos: a contribuição de Reinhart Koselleck à escrita da História da Educação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.54-80. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n4.1003.

Resumo: Neste artigo, apresenta-se a história dos conceitos, analisando-se a crítica à tradicional História das Ideias (Ideengeschichte) e esboçando-se elementos centrais do pensamento de Reinhart Koselleck: a distinção entre palavra e conceito, as categorias modernidade (Sattelzeit), aceleração e experiência, bem como suas implicações teóricas e metodológicas sobre o conceito de História. Argumentamos com a possibilidade de sua contribuição para a História da Educação e para a escrita sobre os vários conceitos com os quais trabalha, como, por exemplo, ensino, escola, aprendizagem e formação etc., muitos dos quais são derivados de outras áreas ou criados/inventados em seu contexto, o que mostra que a natureza e a dinamicidade de um conceito são transversais a várias áreas de investigação.

Keywords : história dos conceitos; teoria; escrita; história da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )