SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Una reconstitución de la filosofía de la educación de John DeweyLa educación formativa de la estudiante Petronila da Silva Neri en el Grupo Escolar ‘João Tiburcio’ de la ciudad de Natal (1935-1938) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

COSTA, Jean Carlo de Carvalho. Ideias, conceitos, contextos: a contribuição de Reinhart Koselleck à escrita da História da Educação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.54-80. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n4.1003.

Resumo: Neste artigo, apresenta-se a história dos conceitos, analisando-se a crítica à tradicional História das Ideias (Ideengeschichte) e esboçando-se elementos centrais do pensamento de Reinhart Koselleck: a distinção entre palavra e conceito, as categorias modernidade (Sattelzeit), aceleração e experiência, bem como suas implicações teóricas e metodológicas sobre o conceito de História. Argumentamos com a possibilidade de sua contribuição para a História da Educação e para a escrita sobre os vários conceitos com os quais trabalha, como, por exemplo, ensino, escola, aprendizagem e formação etc., muitos dos quais são derivados de outras áreas ou criados/inventados em seu contexto, o que mostra que a natureza e a dinamicidade de um conceito são transversais a várias áreas de investigação.

Palabras clave : história dos conceitos; teoria; escrita; história da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )