SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20The schooling of physical education: an analysis of five images published in the Barcelona press at the beginning of the 20th century (1910-1913)‘Knowledge is Power’ and the Knowledge of Power: José Veríssimo (1857-1916) between ‘Marginalization’ and Educational ‘Engagement’ in the Province of Pará (1881-1884) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

MACIEL, Rogerio Andrade. O rádio cativo nas escolas radiofônicas: um artefato cultural de ensino para os caboclos ‘ingênuos’ na Prelazia do Guamá, Amazônia paraense (1961- 1971). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e116.  Epub Aug 01, 2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e116.

O presente artigo analisa os sentidos e significados do rádio cativo para os caboclos ingênuos nas escolas radiofônicas da Prelazia do Guamá, Amazônia paraense (1961-1971). Para isso, a metodologia utilizada foi a abordagem da Nova História Cultural. As fontes foram identificadas no Tribunal de Contas da Diocese de Bragança com seus respectivos ‘livros de tombo’, dentre outras. Desse modo, foi diagnosticado que o rádio cativo operava enquanto um objeto de consumo e ensino para alfabetizar e escolarizar os caboclos ingênuos, jovens e adultos. Assim, a partir dos resultados, é fato que o funcionamento do rádio cativo nas escolas radiofônicas está associado a outros artefatos culturais, tais como as antenas, as castanhas, os fios de cobre e os transmissores.

Keywords : rádio; cultura material escolar; sentidos da recepção auditiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )