SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Historias de nuestra tierra: sobre el proyecto cívico de construcción de la nación brasileña a través de la impresiónEl centenario de la independencia brasileña en nuestras escuelas primarias: narrativas históricas escolares en disputa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

ASCOLANI, Adrián. Nacionalistas e libertários: tensões em torno dos símbolos e comemorações nacionais no ensino fundamental (Argentina, 1910-1930). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e129.  Epub 01-Ago-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e129.

No período de 1910 a 1930, a educação nacionalista foi essencial no currículo das escolas primárias na Argentina. O Conselho Nacional de Educação, um órgão dependente do governo federal, estabeleceu os regulamentos para adaptar os imigrantes à cultura nacional e neutralizar a influência das teorias coletivistas e internacionalistas nas novas gerações. A ‘história da pátria’, com seus símbolos, cerimônias e práticas diárias da escola, foi um veículo fundamental, dando um papel central aos episódios de independência política, alcançados em 1816. Este artigo analisa as continuidades e mudanças do patriotismo escolar, em sua relação com a renovação pedagógica e com a oposição sustentada da imprensa anarquista, contra o militarismo e a doutrinação da infância.

Palabras clave : educação nacionalista; patriotismo escolar; militarismo; comemorações patrióticas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )