SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21National Commission of Morals and Citizenship: social configurations and national identityThe Journal Amauta (1926-1930): study of a Latin American educational tribune author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

GARCIA, Gilberto Vieira  and  SILVA, Gustavo da Motta. Música, ginástica e dança no ensino secundário no Brasil do século XIX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e158.  Epub Jan 11, 2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e158.

O artigo pretende analisar as relações entre o ensino de música, de ginástica e de dança no contexto do ensino secundário, no Rio de Janeiro do século XIX. Para tanto, as análises centraram-se em torno do Imperial Colégio Pedro II, pela sua idealização como instituição modelar para o ensino secundário no país. A concepção das ‘Belas Artes’ que perdurou até o fim do oitocentos, integrando também a música, a ginástica e a dança, será uma base fundamental para as discussões desenvolvidas ao longo do texto. A categoria analítica ‘relação de vizinhança’, definida por André Chervel dentro do estudo da história das disciplinas escolares, foi relevante para o desenvolvimento dessas articulações, sobretudo, para se refletir sobre a importância dessas matérias no currículo escolar.

Keywords : Imperial Colégio Pedro II; história da educação musical; história da educação física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )