SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23A produção e a circulação de saberes matemáticos na área da Geometria nas escolas jesuítas da Província Sul-brasileira da Companhia de Jesus (1905-1945)A centralidade da didática no projeto fundador da revista Sociologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

BURITY, Luiz Mário Dantas. A batina como projeto de família: a preparação sacerdotal na educação laica e religiosa de José Américo de Almeida. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e288.  Epub 26-Set-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e288.

Na última década do século XIX, a família de José Américo tomou providências quanto à sua escolarização. Ao observarem a tradição familiar de formar padres poderosos no estado e a aparente vocação do rapaz para o mundo das letras, decidiram encaminhá-lo para a vida sacerdotal. O objetivo deste texto é compreender como o projeto do sacerdócio foi arquitetado e vivido pela família e pelo próprio José Américo. Com esse propósito, as reflexões de Pierre Bourdieu (2004) e Lev Vigotski (2009) foram agenciadas e foram consultados livros de memórias, processos de ordenação e os registros de exames do seminário. Percebeu-se que o garoto experimentou a formação sacerdotal, primeiro, entre as vivências na casa de seu tio padre, depois de modo institucionalizado no seminário. Por vezes, tomou as lições como violências ao seu corpo e às suas ideias, mas, em outras, se identificou com o que aprendia, atingindo boas notas nos exames.

Palavras-chave : formação religiosa; primeiras letras; seminário; José Américo de Almeida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )