SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Pandemias e infância: um olhar para a pequena infância nas crises sanitárias (1918-2020) na perspectiva da cultura materialO manual da Unesco La sociedad y la educación en América Latina (1962): idealização de escola e de sociedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MOREIRA, Luiza Silva; GOIS JUNIOR, Edivaldo; GURGEL, Marina Paradela  e  SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. As ‘práticas’ e o corpo para além da educação física: a proposta educacional dos CIEPs (1983/1987-1991/1994). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e297.  Epub 06-Nov-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e297.

O presente estudo buscou analisar como as práticas corporais sistematizadas foram contempladas no programa curricular e arquitetônico dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). Para tal, foram selecionados os programas curriculares prescritivos da equipe gestora nos dois governos de Leonel Brizola, disponíveis no acervo físico da Fundação Darcy Ribeiro. Observamos que o discurso centrava-se na tríade Educação, Cultura e Saúde e os documentos revelam que todas as competências deveriam ser trabalhadas para formação cidadã, mas isso não significa que, no currículo praticado, tais ideais se materializaram como uma tradição pedagógica ou prática na época.

Palavras-chave : práticas corporais; programa curricular; arquitetura escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )