SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Protagonismo quilombola: seus sujeitos e seus saberes influenciando a educaçãoQuilombo ivaporunduva: processo histórico e organização social e territorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

BARRETO, Rosivalda dos Santos. Formação de professores para história das(os) afrodescendentes brasileiros(as). Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.1, pp.121-136. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n1p121-136.

O desinteresse pela história dos(as) afrodescendentes no sistema educacional brasileiro é notável, pela visível tentativa de apagamento da Lei nº 10.639/03, com o surgimento da Lei nº 11.645/08, e pela indiferença no âmbito das licenciaturas e nas formações continuadas em formar profissionais (re)conhecedores do legado africano no processo civilizatório da humanidade, ao não incutir neles o conhecimento da afrodescendência e da filosofia e cultura de base africana. O texto objetiva revelar as práticas pedagógicas na disciplina História dos Afrodescendentes no Brasil no curso de Pedagogia da UFC para a aplicação da Lei nº 10.639. Para tanto, é importante apontar o visível desinteresse histórico do governo brasileiro em formar professores no que se refere ao conhecimento da história dos(as) africanos(as) e dos(as) afrodescendentes brasileiros(as). A metodologia se assentará em visibilizar a ausência de formação de professores nas reformas educacionais brasileiras, apresentar a disciplina História dos Afrodescendentes no Brasil e como foi ministrada e a percepção dos estudantes sobre ela. A abordagem teórica é a da afrodescendência e da avaliação educacional. Os resultados apontam a perplexidade dos(as) estudantes perante a história dos(as) pretos(as) brasileiros(as). Conclui que a prática pedagógica envolveu tanto uma reflexão intrínseca como extrínseca aos(às) graduandos(as), acerca deles mesmos, a eles e de seu papel social.

Palavras-chave : Formação de Professores; Afrodescendência; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )