SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2The other’s look on the constitution of an intellectually disabled student: the views of educators and classmatesIndian education within the scientific production in the area of Physical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

SANTOS, Poliana Fernandes  and  GOMES, Claudia. O programa institucional de iniciação à docência e a formação de professores de biologia: desafios e perspectivas para a educação inclusiva. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.83-95. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p83-95.

Como se sabe, diferentes políticas educacionais, tanto no âmbito nacional como internacional, firmam o direito de acesso à escola para todos os alunos, inclusive aqueles com necessidades educacionais especiais. Entretanto, todas elas são enfáticas no debate de que o sucesso deste processo depende das condições de formação e atuação docente. Assim, este estudo analisou os desafios e perspectivas de licenciandos do curso de Ciências Biológicas no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Participaram da pesquisa quatro acadêmicos cursando quarto e sexto semestres do referido curso, com um tempo médio de vinculação ao Pibid de 11 meses. Como recurso para coleta de informações, foi constituído um grupo focal para discussões que visavam caracterizar os desafios e perspectivas da formação ante atemática da educação inclusiva. As informações analisadas qualitativamente foram organizadas em eixos de análise, evidenciando que a vinculação dos licenciandos ao Pibid/ Unifal-MG possibilita a compreensão histórica e social da realidade educacional, no entanto, a indefinição de ações, modelos e práticas pedagógicas que contemplem alunos com necessidades educacionais especiais ainda é um dos desafios latentes. As considerações finais do estudo apontam que a vivência no programa vem impulsionando os licenciandos a uma formação com perspectiva crítica e reflexiva. No entanto, são lançados ainda desafios teóricos e práticos quanto à compreensão efetiva das questões políticas, teóricas e práticas que configuram uma escola efetivamente inclusiva.

Keywords : Biologia; Inclusão; Formação Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )