SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2O olhar do outro na constituição de uma aluna deficiente intelectual: imagens de educadores e colegasA educação escolar indígena na produção científica da área da educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

SANTOS, Poliana Fernandes  e  GOMES, Claudia. O programa institucional de iniciação à docência e a formação de professores de biologia: desafios e perspectivas para a educação inclusiva. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.83-95. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p83-95.

Como se sabe, diferentes políticas educacionais, tanto no âmbito nacional como internacional, firmam o direito de acesso à escola para todos os alunos, inclusive aqueles com necessidades educacionais especiais. Entretanto, todas elas são enfáticas no debate de que o sucesso deste processo depende das condições de formação e atuação docente. Assim, este estudo analisou os desafios e perspectivas de licenciandos do curso de Ciências Biológicas no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Participaram da pesquisa quatro acadêmicos cursando quarto e sexto semestres do referido curso, com um tempo médio de vinculação ao Pibid de 11 meses. Como recurso para coleta de informações, foi constituído um grupo focal para discussões que visavam caracterizar os desafios e perspectivas da formação ante atemática da educação inclusiva. As informações analisadas qualitativamente foram organizadas em eixos de análise, evidenciando que a vinculação dos licenciandos ao Pibid/ Unifal-MG possibilita a compreensão histórica e social da realidade educacional, no entanto, a indefinição de ações, modelos e práticas pedagógicas que contemplem alunos com necessidades educacionais especiais ainda é um dos desafios latentes. As considerações finais do estudo apontam que a vivência no programa vem impulsionando os licenciandos a uma formação com perspectiva crítica e reflexiva. No entanto, são lançados ainda desafios teóricos e práticos quanto à compreensão efetiva das questões políticas, teóricas e práticas que configuram uma escola efetivamente inclusiva.

Palavras-chave : Biologia; Inclusão; Formação Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )