SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2LEVANTAMENTO DE UNIVERSIDADES MULTICAMPI DAS REGIÕES SUL E CENTRO-OESTEA LITERATURA INFANTIL EM GÊNEROS: O ACERVO DO PNBE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

BURIGO, CARLA CRISTINA DUTRA  e  GONCALVES, MONICA FEITOSA DE CARVALHO PEDROZO. A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO CNE/CEB N. 01/2011. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.65-77. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p65-77.

O presente artigo tem por objetivo compreender os desafios e perspectivas do processo de desenvolvimento de uma unidade de educação infantil a partir da homologação da Resolução CNE/CEB nº 01/2011 (BRASIL, 2011). Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada junto ao Serviço de Educação Infantil do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (GONÇALVES, 2014). A referida Resolução, na medida em que normatiza, interfere substancialmente no contexto de desenvolvimento social e organizacional da unidade de educação infantil, uma vez que apresenta uma contradição sobre o papel social da universidade, ou seja, ao mesmo tempo em que a universidade como instituição social, no geral, deve atender a toda a comunidade em que está inserida, no singular, ela poderá negar este atendimento por desconhecer a peculiaridade de existência desta unidade educativa. A Resolução desconsidera que as unidades de educação infantil ligadas às universidades federais construíram, ao longo de suas trajetórias, as mais diversas formas de organização administrativa e pedagógica, de acordo com as demandas apresentadas em cada contexto.

Palavras-chave : UNIVERSIDADE; EDUCAÇÃO INFANTIL; GESTÃO UNIVERSITÁRIA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )