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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

FREITAS, VERLAINE. A OBJETIVIDADE NEGATIVA DO ARTEFATO ESTÉTICO. ADORNO E OS PARADOXOS DA ARTE COMO FIGURAÇÃO DE UM SUJEITO EMANCIPADO. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.9-20. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p9-20.

O objetivo deste texto é fazer uma análise crítica da concepção dialética de Adorno a respeito do vínculo entre sujeito e objeto, encaminhando a discussão para a arte, em que a racionalidade estética é vista como crítica e ultrapassagem da inércia aprisionadora da razão empírica e instrumental. Na primeira parte, falaremos sobre a supressão das mediações entre sujeito e objeto, a qual configura o estado de desumanização característico do mundo totalmente administrado. Na parte final, abordaremos a perspectiva da crítica dialética adorniana, focalizando especificamente o conceito de primado do objeto no âmbito da arte, ressaltando os paradoxos presentes nessa concepção. Apesar dos aspectos críticos que levantamos, concluímos pela pertinência das reflexões de Adorno, particularmente no que concerne às suas categorias da configuração histórico-filosófica da obra de arte, que condensa o esforço de estabelecer uma mediação entre a realidade empírica e a utopia estética.

Palavras-chave : ADORNO; THEODOR; SUJEITO; ARTE; ESTÉTICA.

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