SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

TOZONI-REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS  e  CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARAA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.13-33. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep13-33.

A Lei no 9.795/99, que normatiza a Política Nacional de Educação Ambiental, determina sua inserção em todos os níveis dos sistemas de ensino. No entanto, passados todos esses anos, como indicam muitos estudos, essa inserção ainda é muito frágil. Nossa análise considera que essa fragilidade resulta de alguns equívocos, especialmente no que diz respeito à falta de esforços para sua inserção no currículo escolar. Tendo a inserção curricular como ponto de partida para a Educação Ambiental escolar, neste artigo consideraremos que, entre as diretrizes para a Política Nacional de Educação Ambiental tendo como base a legislação específica, está a formação inicial de professores nas instituições de ensino superior. Desta forma, temos como objetivo problematizar esta formação como Política Nacional de Educação Ambiental como condição objetiva para contribuir neste difícil processo.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO AMBIENTAL; ESCOLA PÚBLICA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )