SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Teacher’s continuing education: possibility of real change or symptom of intensification? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

BERNARDO, RENATA  and  NACARATO, ADAIR MENDES. EU PROCURO PROPORCIONAR ALGO DE BOM ÀS CRIANÇAS: A TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA INICIANTE E A SUPERAÇÃO DE MARCAS NEGATIVAS DA MATEMÁTICA ESCOLAR. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.5-21. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p5-21.

Este texto, que analisa a trajetória de uma professora egressa do curso de Pedagogia, em início de carreira, é parte da pesquisa de doutoramento da primeira autora. A pesquisa centra-se na trajetória de formação, com a inserção no ensino superior, e a sua relação dessa trajetória com a matemática escolar. Para o presente artigo, privilegiou-se o percurso de uma das participantes da pesquisa que, ao concluir o curso de Pedagogia, iniciou sua atuação docente. A metodologia do estudo pautou-se na entrevista narrativa como instrumento de produção de dados para estudos de abordagem biográfica. Nesse sentido, o artigo traz a narrativa de vida da referida aluna, com o objetivo de analisar sua trajetória como estudante e como professora iniciante, com o intuito de conhecer as marcas de sua trajetória de formação: seu processo de escolarização, a escolha do curso de Pedagogia, sua inserção na universidade e seu processo de inserção na carreira docente. O ingresso no ensino superior, para Edjane, não apenas representou a porta de entrada para uma profissão, mas propiciou momentos de superação, conquistou seu espaço, revelando seus valores éticos e morais, constituindo-se professora e avaliando as práticas que havia vivenciado quando estudante da escola básica, possibilitando que superasse as marcas deixadas pela matemática escolar, assumindo uma postura diferente com seus alunos. Assim, ela tem agido como professora em início de carreira.

Keywords : TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO; INÍCIO DE CARREIRA; MATEMÁTICA ESCOLAR.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )