SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1POLÍTICAS PÚBLICAS E HOMOFOBIA: DIÁRIO DE CAMPO EM UMA ESCOLA DESTINADA AO PÚBLICO LGBTTTContextos De Inclusión: Una Mirada Sobre La Práctica Docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

VILLELA, FÁBIO FERNANDES. ESCOLA E PRECONCEITO: ESTUDO SOBRE O PRECONCEITO CONTRA A ORIGEM GEOGRÁFICA E DE LUGAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.149-162. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p149-162.

Este texto tem por objetivo apresentar alguns resultados da pesquisa que possibilitou investigar as representações sociais do preconceito contra a origem geográfica e de lugar em alunos de escolas de meio rural, com a finalidade principal de aprimorar a formação de professores (Cf. Villela, 2013-2015). No contexto da macrorregião de São José do Rio Preto (SP), são relevantes aquelas representações sociais sobre os “caipiras”, de modo que este projeto vem a colaborar na elaboração de pesquisas interessadas na descrição e compreensão de processos envolvendo relações entre o preconceito, a educação e o mundo rural, especialmente das comunidades tradicionais denominadas “caipiras”.

Palabras clave : REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; PRECONCEITO CONTRA A ORIGEM GEOGRÁFICA E DE LUGAR; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )