SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2ORGANIZACIONES QUE MEJORAN LA INTERDISCIPLINARIEDAD: APORTES PARA LA FORMACIÓN DEL PROFESORADOEL PROGRAMA PROJOVEM, LAS PRÁCTICAS SOCIO-EDUCATIVAS Y LA EDUCACIÓN (NO) FORMAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

CUNHA, BEATRIZ WETZEL DA  y  RATTO, CLEBER GIBBON. ESTUDOS SOBRE O PROCESSO CRIATIVO – UM OLHAR SOBRE FRIDA KAHLO. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.145-165. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p145-165.

Este trabalho busca estudar o sofrimento e o processo criativo através de um olhar sobre a vida e a obra da artista mexicana Frida Kahlo. Consistiu de um estudo eminentemente qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, que envolveu revisão bibliográfica, pesquisa teórica e um exercício hermenêutico acerca de fragmentos da vida/obra da artista. Aproximando-nos dos conceitos psicanalíticos de Donald Winnicott, exercitamos a separação da obra de arte e do viver criativo, valorizando as possibilidades de integração e vida através e além da obra. A proposta de uma psicologia concreta, ocupada com o acontecer humano a partir de uma perspectiva existencial, ou seja, a vida acontecendo na cena, nas relações com o ambiente e com o outro. Este trabalho desvenda possibilidades para pensar o viver criativo mesmo nas situações-limite, numa psicologia da existência onde a finitude, a solidão, os limites da liberdade humana e a precariedade do sentido da vida são a matéria-prima da própria existência. Revelando que a importância da Frida não está na Frida-obra e sim, na Frida-processo.

Palabras clave : PSICOLOGIA; OBRA DE ARTE; VIVER CRIATIVO; FRIDA KAHLO; D. WINNICOTT.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )