SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Alegorias do contemporâneo: um diálogo entre Cosmopolis e Holy MotorsA rede municipal de ensino de Curitiba e suas relações com o processo de urbanização: a materialidade do espaço escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

SILVA, Rogério Antonio da  e  OLIVEIRA, Rosilene Batista de. A história da disciplina de contabilidade pública no ensino contábil brasileiro: das aulas do comércio (1808) ao ensino superior (1945). Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, pp.33-53. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p33-53.

A história da disciplina de Contabilidade Pública, no contexto do ensino de Ciências Contábeis no país, é o objeto de estudo do presente trabalho. Tem como finalidade principal compreender as motivações e finalidades surgidas em torno da constituição dessa disciplina, e assim apoiamo-nos nos estudos a respeito da história do currículo e história das disciplinas escolares, no intuito, especificamente, de conhecermos como se delineou historicamente o status da disciplina de Contabilidade Pública no ensino brasileiro de Ciências Contábeis. Em uma perspectiva histórica, tem como metodologia a análise documental, a partir de fontes documentais oficiais, produzidas no início do século XIX, a respeito do ensino do que denominamos, hoje, de Contabilidade, no âmbito das Ciências Contábeis.A história do ensino contábil no Brasil inicia-se com as Aulas doComércio, marcado por condicionantes econômicos e políticos, recebendo influência de ideias estrangeiras que orientaram as práticas e saberes que deveriam ser transmitidos e apropriados pelos primeiros contadores do país.Ao lado do ensino do comércio, dos cursos de economia, administração e finanças, a contabilidade ganha aos poucos um status científico e, nesse contexto, a disciplina de Contabilidade Pública passa a ter um lugar importante na formação do contador brasileiro.Considerando os poucos estudos históricos acerca do ensino contábil no Brasil, este trabalho abre caminhos para conhecermos mais essa história, no que tange às práticas, aos saberes, aos métodos e formas de avaliação desenvolvidos nos cursos de contabilidade, tanto no ensino técnico quanto no ensino superior.

Palavras-chave : História do Ensino Contábil; História da Contabilidade Pública; História das Disciplinas Escolares.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )