Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Comunicações
versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X
Resumo
OLIVEIRA, Giovanna Tereza Abreu de e SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, pp.91-112. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p91-112.
Este trabalho aborda a temática da formação e do desenvolvimento docente de profissionais de Educação Física, explorando relações entre o docente formador e o docente em formação. Em diferentes momentos históricos, várias visões e reformulações influenciaram o processo de formação do professor de Educação Física. Nesse sentido, a presente investigação busca construir respostas para a seguinte questão: quais marcos e marcas são historicamente construídos e como constituem o docente em formação? Fundamentada na psicologia histórico-cultural, em concepções de Educação Física, de formação docente na área e na docência universitária, a pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com alunos formandos e três professores de um curso de licenciatura em Educação Física. Os instrumentos utilizados incluem consultas a documentos institucionais e de docentes; entrevistas semi-estruturadas com alunos e professores, observações de aulas teóricas e práticas. Os resultados evidenciam a predominância do modelo esportivista, revelando que os três formadores expressam e representam marcos históricos da área, e que marcas de sua constituição pessoal e profissional, as quais fundamentam distintas atuações formativas, mostram-se ser referências para a atuação docente dos formandos.
Palavras-chave : Licenciatura em Educação Física; Formação Docente; Desenvolvimento Docente.