SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Português para estrangeiros: a interferência da interlíngua na escrita de alunos hispano-americanos: um estudo de casoPIBID na formação de professores de educação física: expectativa e realidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

OLIVEIRA, Giovanna Tereza Abreu de  e  SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, pp.91-112. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p91-112.

Este trabalho aborda a temática da formação e do desenvolvimento docente de profissionais de Educação Física, explorando relações entre o docente formador e o docente em formação. Em diferentes momentos históricos, várias visões e reformulações influenciaram o processo de formação do professor de Educação Física. Nesse sentido, a presente investigação busca construir respostas para a seguinte questão: quais marcos e marcas são historicamente construídos e como constituem o docente em formação? Fundamentada na psicologia histórico-cultural, em concepções de Educação Física, de formação docente na área e na docência universitária, a pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com alunos formandos e três professores de um curso de licenciatura em Educação Física. Os instrumentos utilizados incluem consultas a documentos institucionais e de docentes; entrevistas semi-estruturadas com alunos e professores, observações de aulas teóricas e práticas. Os resultados evidenciam a predominância do modelo esportivista, revelando que os três formadores expressam e representam marcos históricos da área, e que marcas de sua constituição pessoal e profissional, as quais fundamentam distintas atuações formativas, mostram-se ser referências para a atuação docente dos formandos.

Palavras-chave : Licenciatura em Educação Física; Formação Docente; Desenvolvimento Docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )