SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3PIBID na formação de professores de educação física: expectativa e realidadeO privilégio da experiência filosófica no processo educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

CONTE, Elaine  e  BASEGIO, Antonio Carlos. Metáforas à construção do hipertexto no cenário educacional. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, pp.127-144. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p127-144.

Associado à compreensão das interfaces do ensino e da aprendizagem com as diferentes tecnologias, surge o hipertexto educacional numa perspectiva interdisciplinar e dinâmica, com um imenso potencial epistemológico, hermenêutico, emancipatório e social. Trata-se de investigar, pela via hermenêutica, os elementos constitutivos da educação contemporânea, a partir dos sentidos interativos e animados da linguagem hipertextual, que criam uma nova interface da formação possibilitada entre os diferentes olhares culturais e as formas de imersão no mundo. O trabalho enfatiza as concepções metafóricas que orientam o hipertexto, sustentando alguns conceitos contemporâneos no cenário educacional, que revelam a complexidade experimentada em rede. Concluímos que o hipertexto de narrativas digitais pode superar as limitações textuais que isolam ou fragmentam o discurso educacional, ampliando a rede de sentidos e significações, por meio da dinâmica eletrônica que permite muitas possibilidades de leitura metafórica.

Palavras-chave : Metáforas; Hipertexto; Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )