SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3  suppl.esTrayectorias escolares de alumnos con Trastornos del Espectro AutistaEducación especial y inclusión escolar en los planes municipales de educación de la baixada fluminense: avances, contradicciones y perspectivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

JESUS, Denise Meyrelles de; CAIADO, Kátia Regina Moreno  y  RIBEIRO, Lorrayne Hewellen Cristino. Educação especial, políticas e contextos: o caso de cariacica. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.57-79. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp57-79.

Pesquisadores de diferentes Estados brasileiros buscam estudar políticas de educação especial em ação. Neste artigo, analisa-se a política conduzida pela equipe de Educação Especial de Cariacica-ES e se dialoga com as contribuições de Sousa Santos. Realizou-se um grupo focal, trabalhando com as narrativas dos cinco profissionais que compõem a equipe gestora. A equipe atua conjuntamente há mais de cinco anos e deu início a um trabalho sistematizado desde 2001, contando com um apoio político considerável junto à Secretaria de Educação. Documentos constituídos pela equipe orientam as ações, tendo em vista as especificidades locais. Os eixos centrais de atuação sinalizados pelo grupo foram: gerir a formação continuada sobre a educação inclusiva; processo de avaliação pedagógica dos alunos para encaminhamento aos apoios; considerar o currículo da escola como articulador da escolarização dos alunos público-alvo da educação especial; fórum permanente de famílias desses alunos, e; dois grupos de profissionais que realizam as ações de Educação Especial (os articuladores de ações inclusivas e os professores que atuam com o atendimento educacional especializado). Conclui-se, não sem importantes contradições, que o município apresenta movimentos, procurando constituir políticas públicas favorecedoras da inclusão escolar de pessoas público-alvo da Educação Especial.

Palabras clave : Educação Inclusiva; Educação Especial; Política de Educação Especial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )