SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1COLABORAÇÃO EM TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO: UM CAMINHO PARA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E QUÍMICAA ROTAÇÃO E A TRANSLAÇÃO DA TERRA: UM ESTUDO SOBRE O QUE SE ENSINA E O QUE SE VÊ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

FERREIRA, JOSÉ ALBERTO; PAIVA, JOÃO  e  GRANDE, CATARINA. HANDS-ON QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: REALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS POR PEQUENOS “CIENTISTAS” NUM JARDIM DE INFÂNCIA. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.99-112. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p99-112.

As atividades experimentais hands-on de química serão relevantes na educação pré-escolar? Assim se dá início à investigação num jardim de infância. Com a exploração precoce da Química, pretende-se desenvolver atitudes positivas com a ciência, promover o desenvolvimento da linguagem científica e estabelecer o desenvolvimento motor. Recorreu-se à pesquisa, criação e implementação de atividades hands-on, envolvendo educadores da infância e crianças. Por meio de uma metodologia de investigação-ação, procurou-se dar resposta ao problema e aos interesses das crianças, ajudando-as na observação do “seu” mundo. Apesar do longo caminho a percorrer, vislumbram-se vantagens na sua implementação.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR; QUÍMICA; CIÊNCIA; EXPERIÊNCIAS; JARDIM DE INFÂNCIA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )