SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1THE ROTATION AND THE TRANSLATION OF THE EARTH A STUDY OF WHAT IS TAUGHT AND WHAT IS SEETEACHER TRAINING: DIVERSIFICATION OF EVALUATIVE INSTRUMENTS CONTRIBUTIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

CHALUH, LAURA NOEMI; MARTINS, BÉTSAMAR SCOPINHO; AZEVEDO, MARIA ANTONIA RAMOS DE  and  OSTI, ANDREIA. SABERES DOS SUPERVISORES NO CONTEXTO DO PIBID: FORMAÇÃO E PARCERIA. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.125-147. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p125-147.

Neste artigo, discutimos o lugar do professor supervisor no contexto do Pibid (Programa Institucional de Início à Docência). Ele é responsável por acompanhar e supervisionar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência no ambiente escolar. Problematizamos quais os saberes necessários para o professor supervisor a partir de: a) escritas elaboradas pela professora supervisora e pelos bolsistas e registradas no caderno coletivo, b) relatos individuais dos bolsistas e que dizem da contribuição do professor supervisor no processo de formação docente. Acreditamos que a formação inicial dos bolsistas no contexto escolar é favorecida pelas práticas formativas do supervisor do Pibid.

Keywords : PIBID; SUPERVISOR; SABERES; ESCOLA-UNIVERSIDADE.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )